Campo de Santana 096 - Ribeira Grande, Rabo de Peixe
WINE IN AZORES realizar-se-á no “Parque de Exposições de São Miguel”, situado na Associação Agrícola de São Miguel, Santana, Rabo de Peixe, Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores, Portugal, nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 2024. O evento decorrerá entre as 16h00 às 22h00 (zona de provas) no dia 01, e entre as 15h00 às 21h00 (zona de provas) nos restantes dias. Após o termo da zona de provas, a zona da restauração, bares, e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h. É o maior e melhor evento empresarial dos Açores, estando colocado entre os maiores e melhores eventos da especialidade em Portugal. É na sua essência uma feira de promoção de vinhos onde os produtores de vinho mais carismáticos de Portugal vêm dar os seus produtos à prova.
A presença, no ano transato, de mais de 20.000 visitantes e mais de 200 expositores presentes, marcaram pela positiva e contrariam todos os que não estavam à espera de um evento com esta dimensão nos Açores. A presença de mais de trinta órgãos de comunicação social, na sua maioria de Portugal continental e do estrangeiro, foi fundamental para transformar este evento da área dos vinhos, carne, peixe e produtos gourmet num dos três mais importantes do país. A presença de inúmeros turistas das mais variadas origens e de vários apreciadores de vinhos nacionais e estrangeiros fizeram as delícias dos expositores.
A entrada no evento possui um cisto de 7,50€. Para efetuar as provas de vinhos, terá de adquirir um copo de provas que possui um custo de 7,50€.
O evento decorrerá durante os dias 01, 02 e 03 de novembro de 2024.
O zona de provas decorrerá entre as 18h00 e as 22h00 na sexta-feira na zona de vinhos. No sábado e domingo o horário da zona de vinhos será das 15h00 às 21h00. As restantes zonas funcionarão com animação até existirem clientes. A bilheteira encerará às 24h00.
Laura Valente Regueiro Lda
Quinta do sobreiro de Cima
Agri-Roncão Vinícola Lda
Quinta Nova de Nª Srª do Carmo. lda
Retda - Retailor Distribuição Alimentar, Sociedade Unipessoal Lda
Porttable
Bugalha, LDa
Curral Atlantis
Soc. Agro-Pecuária Herdade do Sobroso, lda
Adega Cartaxo
Marcolino Sebo
Quinta do Ventozelo / Dalva
Quinta da Lapa
Seacampo, Sociedade Agrícola Lda
Quinta da Plansel, Sociedade Vitivinícola, LDA
Domingos Alves de Sousa
VP WINEEXPERT & GOURMET LDA
Quinta das Arcas Sociedade Agricola
Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, S.A.
CASAS ALTAS
SCYLLA WINES LDA
Quinta Do Cume - Sociedade Agrícola, LDA
WINEWALKERS LDA
Garrafeira Soares Sa
Herdade da Malhadinha Nova, SA
Abegoaria, SA
DUPLO PR SERVIÇOS DE ENOLOGIA LDA
Caves do Solar de São Domingos, S. A.
Adega de Borba
SOITO WINES
Rui Roboredo Madeira, Vinhos, SA
Teoria Produção e Comércio de Vinhos, Unip, Lda
SOCIEDADE AGRICOLA ENCOSTA DAS PERDIZES
Adega Mayor, S.A.
Delta Açores
Adega Herdade das Aldeias de Juromenha Lda
Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito
Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (CVIP) - Picowines, CRL
JJMR
AdegaMãe - Sociedade Agricola LDA
ADEGA COOPERATIVA de ALMEIRIM
CARMIM
AROMAS DO SUL - SOC. DE VINHOS DO ALENTEJO, LDA
Filipe Palhoça Vinhos Lda
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos, S.A.
Fundação Eugénio de Almeida
Madre de Água Unipessoal Lda
O "Showcooking" é a arte de cozinhar ao vivo e um "espetáculo” interativo entre os chefs e o público. Os chefes que já confirmaram são os seguintes:
Renato Cunha, nascido em 1975, é o chefe e proprietário do Restaurante Ferrugem e docente na Universidade Portucalense e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto. Com espírito empreendedor e uma vida multidisciplinar, divide o tempo entre o Ferrugem, um projeto de restauração desde 2006, a docência no ensino superior e as atividades ligadas à terra, como a horta biológica, o alojamento local em ambiente rural e o projeto #ircomsedeaopote, eleito “Experiência Turística de 2022”, nos Prémios de Inovação e Turismo do Minho. Em 2016 foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Económico pela Câmara de Famalicão e em 2023 recebeu a Medalha de Mérito Cultural na sua terra natal - a Vila de Ribeirão. Em 2019 fez a parte curricular de Mestrado em Turismo e Hospitalidade, na Universidade Portucalense, área em que leciona várias disciplinas. A par da gastronomia, nutre especial interesse pela área dos vinhos, lecionando Enogastronomia e tendo sido várias vezes premiado em concursos de harmonização de gastronomia e vinhos, assim como jurado em concursos do mesmo âmbito. Em 2012 foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista Wine e, em 2017, o Ferrugem foi eleito Restaurante do Ano pela Revista Vinho Grandes Escolhas. Ainda nesta área, com o Ferrugem conquistou o diploma de ouro nas últimas edições do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, assim como quatro diplomas de ouro em cinco participações no Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia. Tem também no seu currículo múltiplas participações em atividades como o “Congresso Nacional de Cozinheiros”, “Peixe em Lisboa”, “Wine in Azores”, “Vinho Verde Fest”, “Vinho Verde Wine Fest Brasil”, “Essência do Gourmet”, “Essência do Vinho”, “Fórum Gastronómico da Corunha”, múltiplas palestras e várias conferências como as conhecidas TEDx. É membro da Rede de Mentores Famalicão Made IN e jurado do Prémio Ecotrophelia Portugal, uma competição promovida pela PortugalFoods, que integra a competição internacional e que tem como desígnio promover a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu. Cozinheiro por vocação, gosta que o vejam como embaixador da gastronomia portuguesa. Para isso, atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) - uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.
renato@ferrugem.ptNascida em Vila Nova de Cerveira e criada em Caminha, iniciou formação em Economia e, depois de um ano pela Ásia, finalmente rendeu-se à cozinha. Cidadã do mundo, aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, sócia da Santa Gula Portugal Flavours, destaca no seu percurso o estágio no Restaurante Casa Solla, em Pontevedra, Espanha. Declara-se atlântica, apaixonada por produto, especialmente o marítimo e de costa, e faz cozinha de proximidade, seja ela geográfica, histórica ou dos afetos. “Receber bem e provocar sorrisos é o seu combustível.”
Nascido em Pousada de Saramagos, concelho de Vila Nova de Famalicão, a 12-09-1978. Sempre foi um orgulhoso, famalicense, nortenho e minhoto convicto. Defendendo e promovendo sempre as suas origens, nunca deixou de estar umbilicalmente radicado á sua terra de sempre o território Famalicense, terra essa que ornamente com orgulho a medalha de comendador municipal de mérito cultural. Cozinheiro de profissão, prestes a fazer 25 anos de carreira, começou por trabalhar em moda, na área dos eventos e adereços, nos mais aclamados shows do país. Dedicou-se sempre ao gosto pela gastronomia o que o levou em 1999 a iniciar o seu percurso académico, obtendo o curso técnico profissional na Escola Amara Terra Verde, bem no coração do seu Minho, a inspiração para levar consigo a gastronomia nortenha para a sua vida, e sua carreira, também assente no que viveu junto das suas avós , que eram eximias cozinheiras. Iniciou-se na rede Pousadas de Portugal, na Pousada de Santa Marinha da Costa em Guimarães, passando pelo Hotel Méridien Porto, Sheraton Porto, entre outros até viajar para a Ilha da Córsega, onde fez percurso ligado á hotelaria de excelência. Iniciou-se como chef executivo na saudosa Cervejaria de Unicer no Cais de Gaia, República da Cerveja e no Café Bogani. Passando depois um longo período no Grupo Pestana, onde foi responsável pelas cozinhas das Pousadas de Valença, Cerveira, Viana do Castelo, Pestana Carlton Ribeira, Pestana Palácio de Freixo, Pestana Porto Santo. Foi Chef Executivo dos Hoteis do Bom Jesus, Hotel NH Collection Porto Batalha, Porto Palacio Hotel. É proprietário da empresa de Consultoria Gastronómica e desenvolvimento alimentar, Álvaro Costa Desenvolvimento Gastronómico. Com clientes, na áreas de restauração, hotelaria, produção alimentar e vinhos. É vice-presidente da confraria Gastronómica das tripas á moda do Porto, embaixador do Capão á Moda de Freamunde. Co fundador dos vinhos SAPIENTIA, Beira Interior
costalvaro78@gmail.com•Restaurante Porto da Espada Portugal, S. Miguel ( Açores ) de 2018 a 2020 Abertura de Restaurante na Marina de Ponta Delgada, com comida direccionada a turistas dos 5 Hotéis da Avenida principal. •Hotéis Libreville, Fanceville e Boganville grupo Heliconia Gabão em 2017 (6 meses) Responsável máximo direcção de food and beverage e alojamento para o campeonato de futebol das nações Africanas realizado no Gabão em 2017, onde ficaram a meu cargo 8 selecções de futebol de países africanos cada uma com as suas restrições alimentares não só por serem atletas de alta competição mas também fruto de várias crenças religiosas. Operação e formação de equipe em Casablanca Marrocos •Clube Militar de Macau, Macau em 2016 Representação Portuguesa durante 1 mês mostra de Comida Tradicional Portuguesa •Restaurante Food Guru no Ginásio Megacraque Portugal, Lisboa de 2013 de 2017 Chefe de Cozinha, cozinha saudável, responsável pela nutrição de atletas de alta competição em trabalho conjunto com os seus nutricionistas. •Restaurante Lisboa Espanha, Madrid , de 2011 a 2012 Chefe de Cozinha, cozinha portuguesa formação de equipe de origem colombiana para assumir confecção de carta de comida tradicional portuguesa •Restaurante Rubro na Praça de Touros do Campo Pequeno Portugal, Lisboa em 2011 Cozinheiro de 1ª, Cozinha espanhola, especializada em tapas e pinchos •Hotel Orquídea , Portugal, Funchal (Ilha da Madeira) 2011 Chefe de Cozinha do Restaurante Panorâmico (Carta e Desgustação), Portugal, Lisboa de 2008 a 2011 •Direcção de F&B, Eventos e Catering até 1500 pessoas. Responsável pela supervisão e/ou execução das ementas diárias e especiais (casamentos, degustação, jantares particulares em casa do cliente). Era também da minha responsabilidade o treino da equipa, implementação e controlo das regras do HACCP e compras •GestiGourmet, Portugal, Lisboa em 2008 Cozinheiro de 1ª Restaurante com Ementa Degustação. Eventos até 500 pessoas •Hotel Rural Horta da Moura, Portugal, Monsaraz de 2005 a 2008 Chefe de Cozinha e Director de F&B. Restaurante à Carta e Buffet, Menu Degustação para eventos especiais, Cozinha Tradicional Portuguesa adaptada para serviço de Hotel, Cozinha Internacional baseada na Dieta Mediterrânica, Eventos até 200 Pessoas. Nesta unidade hoteleira também desempenhei, quando foi necessário, as funções de Night Auditor, Controlo de Compras e Guia (passeios a Cavalo e Moto4).
franciscopires13@gmail.comCom o sonho inicial de ser marinheiro, a paixão de Cláudio Pontes pela cozinha falou mais alto. Após mais de 20 anos a trabalhar em cozinhas no continente, das quais são exemplos o Hotel Cascais Miragem, o Pestana Palace, o restaurante Tavares Rico e o The Oitavos, o fascínio pelos produtos locais e o desejo de uma vida mais tranquila trouxeram-no de volta à sua terra natal em 2015. Nesse ano, assumiu o cargo de chefe executivo do Azor Hotel e do Furnas Boutique Hotel. Atualmente, dedica-se ao seu projeto pessoal, o “Fogo na Quinta”, que oferece experiências gastronómicas autênticas e memoráveis.
A Ribeira Grande é uma encantadora cidade localizada na costa norte da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, Portugal. Fundada no século XV, a cidade é conhecida pela sua arquitetura tradicional, paisagens naturais deslumbrantes e rica herança cultural.
A Ribeira Grande é um excelente ponto de partida para explorar as belezas naturais da ilha de São Miguel. Uma das principais atrações da região é a Lagoa do Fogo, uma lagoa vulcânica situada no coração da ilha, rodeada por florestas verdejantes e montanhas majestosas. Nas proximidades, encontram-se também a Caldeira Velha, um conjunto de nascentes termais e piscinas naturais em meio à vegetação exuberante, e a Cascata do Salto do Cabrito, uma deslumbrante queda d’água, perfeita para os amantes da natureza e fotografia.
O centro histórico da Ribeira Grande exibe uma arquitetura típica açoriana com ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas barrocas. A Igreja Matriz de São Pedro, a Casa da Cultura e a Ponte dos Oito Arcos são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
A cultura da Ribeira Grande é fortemente influenciada pela herança portuguesa e açoriana, com festividades populares e tradições únicas. Entre as celebrações mais importantes estão as Festas do Espírito Santo e as Cavalhadas de São Pedro, eventos que atraem visitantes de todas as partes do arquipélago e do mundo.
A Ribeira Grande oferece uma experiência autêntica da vida nos Açores, onde a beleza natural se une à rica história e cultura, tornando-se um destino imperdível para aqueles que visitam a ilha de São Miguel.